Como equilibrar nossas emoções?
- Ana Paula Durante Armando

- 14 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2021
Já perceberam o quanto as nossas emoções nos tornam diferentes uns dos outros?

As nossas experiências emocionais nos fazem únicos e são essenciais para a formação da nossa identidade. Por este motivo é muito importante que estejamos atentos ao reconhecimento destas emoções e, sobretudo, ao que elas nos comunicam, sem julgamento, mas sim com aceitação.
As emoções podem ser agradáveis como o amor, a alegria, a gratidão ou desconfortáveis como a culpa e o medo. O importante é sabermos que elas não são constantes. Sentimentos vêm e vão. Eles ocorrem o tempo todo para nos sinalizar e direcionar as nossas vidas em prol do que realmente importa em cada circunstância, por isso nos conectar com o nosso mundo interior faz toda diferença.
Deste modo, a habilidade de identificar e gerir as emoções, incluindo os sentimentos, comportamentos e respostas fisiológicas que constituem as emoções. Aceitar as próprias experiências emocionais e transformar essa aceitação em compreensão para estabelecer estratégias saudáveis de manejo se torna fundamental e eficaz.
Ficou claro de como as emoções são indispensáveis. Então – aprender, reconhecê-las, nomeá-las e, portanto, lidar com elas de forma efetiva é o que favorece e torna algumas pessoas mais assertivas em suas manifestações e posturas diárias.
As emoções comunicam nossas necessidades, nossos direitos, frustrações, o que nos magoam e nos fazem adoecer. Como também revela nossas alegrias e prazeres. Identificar estas emoções com lucidez nos ajudam a direcionar a quem ou ao que nos faz melhor.
Por fim, convido-os a sair do automático e refletir sobre os ganhos de se ter uma vida com autoconhecimento. Os ganhos que um processo terapêutico podem lhe trazer.

Por
ANA PAULA DURANTE ARMANDO
CRP 08/24068
Verbalize Clínica de Psicologia 🧠Analista do Comportamento 📚Especialista em Saúde Mental 👩👩👧👧 Voluntária na Oficina de Pais - CEJUSC
Instagram: @anapauladurantee





Comentários